sexta-feira, 6 de março de 2009

ESPAÇOS PEDAGÓGICOS

SALA DE INFORMÁTICA
O uso das novas tecnologias na educação tem provocado mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, as escolas jamais devem deixar de fazer parte dessas novas transformações, haja vista que estas propiciam a intervenção, sistematização e incorporação de todos os recursos pedagógicos.
Sendo assim, o uso de recursos como o computador entre outros, demonstram impacto positivo nesse processo. Por meio do computador ampliam-se ainda mais o grau de comunicação entre as pessoas que passam a utilizar a busca por curiosidades e necessidades de desenvolver seus conhecimentos no cotidiano.
A sala de informática não pode ficar alheia a esse processo, uma vez que tem como principal objetivo desenvolver atividades educativas interligadas com as salas de aulas, propiciando condições aos alunos para trabalharem a partir de temas, projetos e atividades diversificadas, levando a desenvolver o senso crítico reflexivo e proporcionando uma aprendizagem dinâmica e criativa.

SALA DE LEITURA
A leitura do mundo e a leitura da palavra estão dinamicamente juntas. O comando da leitura e da escrita se dá a partir de palavras e de temas significativos à experiência comum dos educandos, e não de palavras e de temas apenas ligados à experiência do educador.
Diante disso é que o trabalho desenvolvido na sala de leitura deverá subsidiar e incentivar a leitura através de várias atividades com recursos diversificados, para que realmente os alunos sintam prazer em ler, pois entendemos que leitores são “pessoas aptas a utilizar textos em benefício próprio; seja por motivação estética, para receber informações, como instrumento para ampliar sua visão de mundo, ou por motivos religiosos, seja por puro e simples entretenimento.” (AZEVEDO, 2002, p.38).
Sendo assim, as professores da sala de Sala de Leitura desta unidade de ensino tem como propósito uma intervenção pedagógica que possibilite uma ampla visão de mundo, através do fomento à Leitura como fruição e prazer não somente pelo ato mecânico da leitura; propondo ações que vão desde o despertar da Leitura por meio do despertar do imaginário até uma visão macro de mundo por meio da busca científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário